Metodologia da Ação Docente

Metodologia da Ação Docente?a

01. APRESENTAÇÃO E JUSTIFICATIVA

Frente às novas realidades econômicas e sociais, especialmente os avanços tecnológicos na comunicação e informação, novos sistemas produtivos e novos paradigmas do conhecimento, impõem-se novas exigências no debate sobre a qualidade da educação e, por consequência, sobre a formação de educadores. Não cabe mais uma visão empobrecida dos estudos pedagógicos, restringindo-os aos ingredientes de formação de licenciados. Não se trata de desvalorização da docência, mas de valorização da atividade pedagógica em sentido mais amplo, na qual a docente está incluída. Deste modo, as novas exigências consistem em um docente que tenha qualificação profissional específica e tenha como prática a docência.

Dessa forma, a docência, assim como no exercício de qualquer profissão exigem capacitação própria e especifica. O exercício docente exige competências específicas, requer uma atenção especial às necessidades dos discentes, para nortear a sua "prática" no processo de ensino aprendizagem. Pois, o papel docente é fundamental e não pode ser descartado como elemento facilitador, orientador, incentivador da aprendizagem, e atualmente não está mais centrado na racionalidade técnica, neste contexto torna-se de suma importância que o professor domine as técnicas da docência, principalmente para os bacharéis que desejam ingressar no magistério em instituições de ensino superior.

02. OBJETIVOS

Preparar profissionais capazes de pensar o ambiente de sala de aula, com vistas a maximizar o aprendizado e a melhoria educacional, possibilitando a apropriação dos fundamentos teórico-metodológicos pertinentes à atuação docente, caracterizando as diferentes relações que interferem, bem como as metodologias e os recursos mais adequados para serem utilizados no processo de ensino-aprendizagem.

03. PÚBLICO ALVO

Destina-se a educadores, professores, pedagogos, psicólogos e demais profissionais que atuam ou desejam atuar no contexto da educação.

04. DISCIPLINAS

NOME DA DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
A Sociedade Contemporânea e o Desafio da Educação 24
Avaliação do Processo de Ensino e Aprendizagem 24
Cultura, Currículo e Gestão do Projeto Pedagógico 32
Dinâmicas de Grupo e Processo de Desenvolvimento Interpessoal 24
Distúrbios de Aprendizagem e a Educação 24
Educação Inclusiva 24
Educação Superior: História, Políticas e Legislação 16
Estruturas Curriculares – Inter e Transdisciplinaridade 24
Formação de Professores e Profissão Docente 24
Fundamentos Éticos e Filosóficos da Educação 24
Métodos e Técnicas de Pesquisa 24
Organização do trabalho Pedagógico na Sala de aula: Planejamento, Metodologia e Avaliação 24
Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem 24
Tecnologia de Informação e Comunicação na Educação 24

05. PROCEDIMENTO

A documentação deverá ser entregue na Secretaria da Pós-Graduação UNIUV com antecedência. Os documentos necessários são:

06. CERTIFICAÇÃO

Para concluir o curso o estudante deve ter média de 7,0 pontos ou superior em todos as disciplinas cursadas, e, 75% de frequência concomitantemente.

Carga Horária

Carga Horária

360 horas

Periodicidade

Periodicidade

quinta e sexta
ou sábado

Duração do Curso

Duração do Curso

18 mês

Investimento

Investimento

R$ 361,26*
24 parcelas

Egressos UNIUV

Egressos UNIUV

R$ 325,15*
24 parcelas

* Valor com desconto de 7,5% para quitação até o vencimento (dia 20).
Uniuv

Pós-Graduação Uniuv 2018. Todos os direitos reservados.